MONTALCINO

MONTALCINO

Suas origens são baseadas exclusivamente em torno da cidade de Montalcino, mas há mais do que um estilo de Brunello. E não há melhor maneira de entender este vinho intrigante do que a procurar as expressões de um único vinhedo, diz Monty Waldin

brunnelo

imagem: http://decanter.media.ipcdigital.co.uk/11150/000009e16/22ca_orh100000w428/Montalcino2.jpg

Brunello di Montalcino

Links rápidos:

13 Brunello single-vinhedo crus para tentar

Como os vinhos tintos icônicas ir, Brunello di Montalcino parece fácil de entender porque é feito a partir de apenas uma variedade de uva, a Sangiovese ou “Brunello”, cresceu em torno de Montalcino, uma cidade colina, no sudoeste da Toscana.

Mas a definição de “típico” Brunello é quase impossível, porque cerca de 30% -35% do Brunello vem do chão coolish norte da cidade, enquanto que 65% a 70% são provenientes de sites para o sul, que são muitas vezes muito mais quente. As uvas do norte geralmente dão mais pálida Brunellos, que são classicamente, mouthwateringly firme, enquanto os do sul dar mais escuro-colorido, mais abertamente frutado e ainda vinhos salgados.

Para complicar ainda mais as coisas é o fato de que os produtores de Brunello pode misturar uvas de ambos os lados da cidade para nivelar estas diferenças estilísticas marcadas.

Para a zona ou não para a zona

O mais barulhento debate atual em Montalcino diz respeito a possibilidade de dividir a região em sub-zonas para fazer compreender Brunello mais fácil. Zoneamento provavelmente seria baseado em torno das várias aldeias que compõem a região de Montalcino, como Torrenieri para o nordeste, Castelnuovo dell’Abate para o sudeste, e Sant’Angelo ao sudoeste, entre vários outros

biondi-brunelo

.

Os tradicionalistas temem que vinhas zoneada em menos conceituado – código para menor mentira, mais ricos em argila – spots, como Torrenieri, pode ser punida com a mídia e, em seguida, pelo mercado. Outros, como o de Col d’Orcia Francesco Marone Cinzano argumentam que “reconhecendo as diferenças claras entre sites em Montalcino pode dar potenciais compradores de Brunello mais confiança. Olhe para Burgundy.

Ou simplesmente olhar para Val di Suga, um dos maiores produtores de Montalcino. Ele garrafas seus 55 hectares de vinhas Brunello como três de solteiro: Vigna del Lago, pela vinícola nordeste da cidade on-barro limey legal, é angular; Vigna Spuntali de mais quente rochoso areia 16 km ao sudoeste é mais open-malha; enquanto Poggio al Granchio, uma distância similar da vinícola para o sudeste, em xisto à base de argila, é o mais obviamente suave dos três. No entanto, todos os três são identificáveis ​​Brunello, estando completamente diferentes um do outro, prova, se fosse necessário, que as diferenças entre os terrenos de Brunello são algo que pode unir em vez de dividir a região.

r5

A minha opinião é que o zoneamento vai acontecer naturalmente de qualquer maneira, como Brunello olha para “agregar valor” inmarketing-falar com o seu estatuto de destino vinho blue-chip, posicionando-se como um pólo gastronômico também, por suas trufas brancas, cogumelos, corço, javali , azeite, queijo de ovelha, mel e outras especialidades regionais.

Por agora, a forma mais lógica que eu encontrei de compreender rica diversidade vínico de Montalcino é quebrar a região em suas partes constituintes, familiarizando-se com Brunellos de vinhedos únicos ou terroirs individuais.

Cerca de 12% -15% (260ha-320ha) de Brunello é engarrafado com um nome específico do local, ou seja, quer a partir de um vinhedo único oficialmente listado (vigna), ou a partir de um único site com um nome de lugar historicamente reconhecida (toponimo). Não há restrições de tamanho para qualquer um, embora os vinhos rotulados ‘vigna »deve provir de vinhas registadas com consórcio de produtores Brunello.

Primeiros dias de um único vinhedo

imagem: https://inspire.secure.media.ipcdigital.co.uk/11150/000009e15/8d12/barrel-check.jpg

Os primeiros desses vinhos apareceu em meados dos anos 1970 com Montosoli de Caparzo e de Altesino Vigna La Casa, sendo que ambos são de um dos indiscutivelmente melhores sub-zonas de Montalcino, uma colina ao norte da cidade chamado Montosoli.

Caparzo e Altesino era tarde demais para tirar a melhor parte de Montosoli, no entanto, porque este pertence à família de Nello Baricci. Agora, em seus 90 anos, e um meeiro local, Baricci comprou sua terra em 1955. Baricci é o único produtor de Montalcino cuja vinha inteira é 100% em Montosoli.

As videiras de Baricci ter exposição sudeste perfeito e altitude (270m) – o “sweet spot” para Brunellos que são maduras, floral, salgados e supremamente potável. Baricci chama seu Brunello ‘Colombaio Montosoli’, após a quinta a terra veio com. Se você está procurando uma referência singleterroir Brunello, este oferece um ponto de partida útil.

Outros Brunellos single-vinhedo notáveis ​​lançados durante a década de 1980, quando a expansão de Montalcino foi ganhar ritmo de incluir Fattoria dei Barbi Vigna del Fiore, em 1981, e do Col d’Orcia Poggio al Vento no ano seguinte. Ambos vêm de de Montalcino mais quente lado do sul, mas o benefício de mentir em áreas mais frias (mais de 350m). Eles sempre resistiram a armadilha de vinificação de sacrificar maturação suave para a sobreamadurecidas sucesso de público que se tornou tão previsível em Montalcino (e outros) a partir da década de 1990. Se você quiser saborear ‘clássico Brunello através dos tempos’, estes são os dois vinhos de referência único vinhedo.

Boom de Continuando

O aumento constante dos novos vinhos de um único vinhedo continuou durante os anos de boom da década de 1990, mais notavelmente com o lançamento de seu Schiena d’Asino, ou “costas de burro” Brunello de Mastrojanni debut 1993, a partir de um patamar muito vento acima da aldeia sul Montalcino de Castelnuovo dell’Abate.

Castelnuovo dell’Abate é mais quente sub-zona de Montalcino. Ele é protegido de ventos de leste frias pelo vulcão extinto Amiata de um lado para o leste, e está aberto a BRINY ventos quentes do Mediterrâneo, do outro lado, a oeste.

Isto significa vinhos de Castelnuovo pode ser muito mais escura, mais rico, mais mouthfilling e exoticamente inebriante do que aqueles do norte de Montalcino. A área de Castelnuovo dell’Abate inevitavelmente responsável por grande parte do boom de novas plantações, entre 1996 e 2007, quando a área de vinha de Brunello quase duplicou. Produtores Brunello de nordeste da cidade foram especialmente interessados ​​em adquirir terras aqui e para converter campos de cereais existentes e olivais para videiras. A ideia era suavizar os seus vinhos de outra forma rigidamente tânicos em algo mais agradável, para a frente – e vendável.

Enquanto algumas vinícolas caiu na produção de caricatura perseguindo, 100 pontos bombas de pontuação de frutas, outros olharam para criar vinhas equilibradas menos risco de sobreaquecimento, principalmente – nas palavras de do Mastrojanni gerente Andrea Machetti – ‘por plantar as linhas em ângulos retos evitar queimaduras solares “. Schiena d’asino e Vigna Loreto parcelas de Mastrojanni, de Lisini Ugolaia, Manachiara de Silvio Nardi, Fornace de Le Ragnaie, Franci de Fabio Tassi e Pietranera de Centolani são exemplos de uma abordagem que mostra o valor da produção de vinhos, que são, nas palavras de Machetti ‘crescidos, não feito ‘.

Francesco Illy de Podere Le Ripi plantou a vinha ‘Bonsai’ com o objetivo de ser o mais densamente plantado no mundo (62.500 plantas / ha). “Isso mantém os rendimentos per videira baixa e incentiva enraizamento mais profundo”, diz ele. As vinhas são tão próximos que você precisa para manter seu estômago em andar entre eles. “É uma loucura”, Illy admite, “mas impede que vinha insistindo em clima quente.” Illy envelhecido suas primeiras safras de Bonsai em barricas novas de carvalho, mas felizmente decidiu suavizar tais excessos para permitir que os sabores sutis de suas uvas de expressão mais livre .

Brunellos vinha individuais têm, normalmente, a 10% -20% prêmio de preço ao longo bottlings regulares, um prêmio só vale a pena pagar a meu ver, se o produtor é a agricultura, de modo a permitir uma expressão de terroir mais completa, trabalhando com a natureza e não contra ela. Salicutti, Pian dell’Orino e Le Ragnaie são apenas alguns exemplos dessa abordagem e produzir alguns dos meus favoritos Brunellos porque seu “senso de lugar ‘é tão definida, em parte graças à produção biológica ou biodinâmica.

Você pode interpretar isso como minha maneira de dizer “zoneamento” só faz sentido se vinhas são orgânicos ou biodinâmica, mas ruim agricultura biológica e vinicultura (algo a que Montalcino não está imune, infelizmente) nega terroir tão facilmente como a pulverização do solo com montes de produtos químicos.

Como não existe um mapa oficial de vinhedos únicos de Brunello, a maneira prática de comparar outros dignos vinhos único vinhedo – Vigna Soccorso do Tiezzi (muralhas da cidade do sul) e Madonna delle Grazie de Il Marroneto (muralhas da cidade do norte), de Castiglion del Bosco Campo del Drago ( noroeste) com Gli Angeli de La Gerla (norte), de Argiano Suolo (sudoeste) com de Montalcino mais novo single vinhedo vinho (estréia: 2007) do Pian dell’Orino Bassolino di Sopra (sudeste) – para citar apenas alguns, é através da abertura de garrafas.

Eles devem levá-lo a concluir que, apesar de ser um single-uva, cidade-vinho único, Montalcino é tão lindamente e frustrantemente complexos e variados quanto qualquer outro.

Monty Waldin é um vinho premiado escritor e consultor de vinhos biodinâmicos, que fez no Chile, Califórnia e Roussillon, bem como Toscana.

biondi-brunelo.00

13 Brunello single-vineyard crus to try

image: http://decanter.media.ipcdigital.co.uk/11150/000009e17/a990_orh400w400/Brunello-di-Montalcino.jpg

Pian dell’Orino, Bassolino di Sopra, Brunello di Montalcino 2007
19.5pts/20 (98/100pts)
0.4ha, SE-facing, 300m, calcium-rich, free-draining sandy clay, SE of Montalcino.
This radiates clarity, has breadth and depth. Brilliant interplay between picked-to-perfection fruit and moreish tannins.
Price: £62.49 (2008) Les Caves de Pyrène
Drink 2015-2027
Alc 14%

Salicutti, Vigna Il Piaggione, Brunello di Montalcino 2008
19.5pts/20 (98/100pts)
1.4ha, SE-facing, 420m, sandyclay, SE of Montalcino. 
Real intensity, elegance, wildness, levity and digestibility. Constantly changes in the glass to keep you guessing. A jewel.
Price: £84.95 Uncorked
Drink 2015-2028
Alc 14.5%

Baricci, Colombaio Montosoli, Brunello di Montalcino 2009

19pts/20 (96/100pts)
5ha, SE-facing, 270m, fossil-rich clay, N of Montalcino. 
Ethereal nose of ripe red fruits. Supersmooth tannins, breezily elegant and thirst-quenching.
Price: £31.50 Raeburn
Drink 2015-2024
Alc 14.5%

Le Ragnaie, VV Montalcino, Brunello di Montalcino 2008
19pts/20 (96/100pts)
0.8ha, SE-facing, 380m, darkish sandy loam, next to Mastrojanni’s Schiena d’Asino.
A moreish Brunello whose generously layered tannin and exquisite, glycerol-rich fruit unwind slowly.
Price: £47.46 Justerini & Brooks
Drink 2016-2026
Alc 14.5%

Col d’Orcia, Poggio al Vento, Brunello di Montalcino Riserva 2006 
18.5pts/20 (95/100pts)
7ha, SW-facing, 300m, lime-rich clay-marl, in Sant’ Angelo in Colle.
A classic vintage, producing bright fruit and mouthwateringly ripe tannins in a carefully grown
wine, made to blossom during ageing.
Price: £90 Vini Italiani
Drink 2015-2028
Alc 15%

Il Marroneto, Madonna delle Grazie, Brunello di Montalcino 2007 
18.5pts/20 (95/100pts)
1.5ha, NE-facing vines, 400m, sandy clay. 
A wine that looks and initially feels fragile but whose inner core reveals engagingly tenacious forest fruits.
Price: £56 Colasanti
Drink 2016-2026
Alc 14.5%

Lisini, Ugolaia, Brunello di Montalcino 2007 
18.5pts/20 (95/100pts)
1.5ha, SW-facing vines, 360m, red, iron-rich volcanic soil, between Castelnuovo dell’Abate and Sant’Angelo in Colle.
Exotic red cherry fruit on the outside, tightly wound savoury liquorice tannins within. A winning mix.
Price: £78 AG Wines, Berry Bros & Rudd
Drink 2017-2024
Alc 14.5%

Mastrojanni, Vigna Schiena d’Asino, Brunello di Montalcino 2007 
18.5pts/20 (95/100pts)
1ha, SE- and SW-facing vines, 380m, clay-limestone ridge above Castelnuovo dell’Abate.
Smooth. rich. black cherry fruit with tight tannins gently rounded by oak ageing; a silky finish.
Price: £75 Forty-five 10, Huntsworth Wine, Vini Italiani
Drink 2015-2022
Alc 14.5%

Fattoria dei Barbi, Vigna del Fiore, Brunello di Montalcino 2006
18pts/20 (93/100pts)
5.7ha, S-facing, 300m on clay-shale, SE of Montalcino. 
Intense rather than weighty, a cool start to the fermentation, preserving insistent bright red cherry flavours and wellweighted tannins.
Price: £44.85-£48 Exel Wines, Great Western Wine
Drink 2015-2023
Alc 14%

Il Poggione, Vigna Paganelli, Brunello di Montalcino Riserva 2007 

18pts/20 (93/100pts)
15ha, E-W-facing, 250m, rocky clay in Sant’ Angelo in Colle. 
Sour cherry fruit nicely arranged around tannins with a savoury balsam feel. Effortlessly drinkable.
Price: £45-£60 AG Wines, Exel Wines, Great Western Wine, Noel Young, Roberson, Tivoli Wines
Drink 2015-2027
Alc 14.5%

Tiezzi, Vigna Soccorso, Brunello di Montalcino 2009
18pts/20 (93/100pts)
1.5ha, SW-facing, 500m on rocky clay, S of Montalcino. 
Juicy red fruit with a spicy, wild, almost savage quality. Lithe rather than weighty, unassuming but with genuine presence.
Price: £28.26 Harvey Nichols, Lay & Wheeler
Drink 2016-2024
Alc 14.5%

Collemattoni, Fontelontano, Brunello di Montalcino Riserva 2007 

17.5pts/20 (91/100pts)
0.4ha, SW-facing vine, 380m on stony red clay in Sant’Angelo in Colle. 
Ripe dark fruit and cedar on the nose. Sticky red berry fruit on the palate with firmly focused oak and fruit tannins. Punchy.
Price: £55 Lea & Sandeman
Drink 2017-2022
Alc 14.5%

Val di Suga, Poggio al Granchio, Brunello di Montalcino 2009 
17.5pts/20 (91/100pts)
18ha, SW-facing vines, 400m, clay-based shale, SE of Montalcino. 
Warm Mediterranean nose of dried fruit and sage, with levity on the palate as the berries give up their damson-flavoured juice beneath a quiet sheen of oak.
Price: N/A UK tenimentiangelini.it
Drink 2015-2023
Alc 15%
Read more at http://www.decanter.com/people-and-places/wine-articles/588093/13-brunello-single-vineyard-crus-to-try#RqQ75yi1KI4hs0qu.99

TRADUZIDO

Pian dell’Orino, Bassolino di Sopra, Brunello di Montalcino 2007

19.5pts / 20 (98 / 100pts)

0.4ha, SE-facing, 300m,, argila arenosa livre-drenagem rica em cálcio, SE de Montalcino.

Este irradia clareza, tem amplitude e profundidade. Brilliant interação entre os frutos colhidos-to-perfeição e taninos procurados.

Preço: £ 62,49 (2008) Les Caves de Pyrène

Beba 2015-2027

Alc 14%

Salicutti, Vigna Il Piaggione, Brunello di Montalcino 2008

19.5pts / 20 (98 / 100pts)

1.4ha, SE-facing, 420m, sandyclay, SE de Montalcino.

Real intensidade, elegância, selvageria, leveza e digestibilidade. Muda constantemente no vidro para mantê-lo adivinhação. Uma jóia.

Preço: £ 84,95 Uncorked

Beba 2015-2028

Alc 14,5%

Baricci, Colombaio Montosoli, Brunello di Montalcino 2009

19pts / 20 (96 / 100pts)

5ha, SE-facing, 270m, argila rica em fósseis, N de Montalcino.

Ethereal nariz de frutas vermelhas maduras. Taninos Supersmooth, breezily elegantes e para saciar a sede.

Preço: £ 31,50 Raeburn

Beba 2015-2024

Alc 14,5%

Le Ragnaie, VV Montalcino, Brunello di Montalcino 2008

19pts / 20 (96 / 100pts)

0.8ha, SE-facing, 380m, franco-arenosa escura, ao lado do Mastrojanni Schiena d’Asino.

A Brunello moreish cujo tanino generosamente em camadas e requintado, fruta rica em glicerol relaxar lentamente.

Preço: £ 47,46 Justerini & Brooks

Beba 2016-2026

Alc 14,5%

Col d’Orcia, Poggio al Vento, Brunello di Montalcino Riserva 2006

18.5pts / 20 (95 / 100pts)

7ha, SW-facing, 300m, rico em calcário argila-marga, em Angelo Sant ‘in Colle.

Um vintage clássico, produzindo frutos brilhante e taninos maduros mouthwateringly num cuidadosamente cultivada

vinho, fez a florescer durante o envelhecimento.

Preço: £ 90 Vini Italiani

Beba 2015-2028

Alc 15%

Il Marroneto, Madonna delle Grazie, Brunello di Montalcino 2007

18.5pts / 20 (95 / 100pts)

1,5ha, videiras, 400m, argila arenosa NE-enfrentando.

Um vinho que olha e sente, inicialmente, frágil, mas cujo interior do núcleo revela frutas da floresta engagingly tenazes.

Preço: £ 56 Colasanti

Beba 2016-2026

Alc 14,5%

Lisini, Ugolaia, Brunello di Montalcino 2007

18.5pts / 20 (95 / 100pts)

1,5ha, videiras, 360m, solo vulcânico vermelho rico em ferro, entre Castelnuovo dell’Abate e Sant’Angelo in Colle enfrentando-SW.

Fruta exótica vermelho cereja do lado de fora, enrolada taninos alcaçuz salgados dentro. A mistura vencedora.

Preço: £ 78 AG Wines, Berry Bros & Rudd

Beba 2017-2024

Alc 14,5%

Mastrojanni, Vigna Schiena d’Asino, Brunello di Montalcino 2007

18.5pts / 20 (95 / 100pts)

1ha, SE- e vinha enfrentando-SW, 380m, cume argilo-calcários acima Castelnuovo dell’Abate.

Suave. rico. frutos cereja preta com taninos apertadas suavemente arredondados pelo envelhecimento em carvalho; um acabamento sedoso.

Preço: £ 75 Quarenta e cinco 10, Vinho Huntsworth, Vini Italiani

Beba 2015-2022

Alc 14,5%

Fattoria dei Barbi, Vigna del Fiore, Brunello di Montalcino 2006

18pts / 20 (93 / 100pts)

5.7ha, S-facing, 300m no saibro-shale, SE de Montalcino.

Intense ao invés de peso, um começo legal para a fermentação, preservando insistentes brilhantes sabores de cereja vermelhos e taninos wellweighted.

Preço: R $ 44.85- £ 48 Wines Exel, Great Wine Ocidental

Beba 2015-2023

Alc 14%

Il Poggione, Vigna Paganelli, Brunello di Montalcino Riserva 2007

18pts / 20 (93 / 100pts)

15ha, EW-facing, 250m, argila rochosa em Angelo Sant ‘in Colle.

Sour frutos cereja muito bem dispostos em torno de taninos com uma sensação de bálsamo salgados. Sem esforço potável.

Preço: R $ 45- £ 60 AG Vinhos, Vinhos Exel, Great Wine Ocidental, Noel Jovem, Roberson, Vinhos Tivoli

Beba 2015-2027

Alc 14,5%

Tiezzi, Vigna Soccorso, Brunello di Montalcino 2009

18pts / 20 (93 / 100pts)

1,5ha, SW-facing, 500m no saibro rochoso, S de Montalcino.

Fruta vermelha suculenta com um apimentado, selvagem, qualidade quase selvagem. Lithe ao invés de peso, um modesto, mas com presença genuína.

Preço: £ 28,26 Harvey Nichols, Lay & Wheeler

Beba 2016-2024

Alc 14,5%

Collemattoni, Fontelontano, Brunello di Montalcino Riserva 2007

17.5pts / 20 (91 / 100pts)

0.4ha, enfrentando-SW videira, 380m no saibro vermelho pedregoso em Sant’Angelo in Colle.

Frutas escuras maduras e cedro no nariz. A ler fruto baga vermelha no palato com carvalho e frutas taninos firmemente focada. Gorducho.

Preço: £ 55 Lea & Sandeman

Beba 2017-2022

Alc 14,5%

Val di Suga, Poggio al Granchio, Brunello di Montalcino 2009

17.5pts / 20 (91 / 100pts)

18ha, vinha enfrentando-SW, 400m, xisto à base de argila, SE de Montalcino.

Nariz Mediterrâneo quente de frutas secas e sálvia, com leviandade no palato como as bagas desistir de seu suco com sabor de ameixa sob um brilho tranquila de carvalho.

Preço: N / A UK tenimentiangelini.it

Beba 2015-2023

Alc 15%

Deixe um comentário